Como Turbinar Seu Cérebro

vida_saudavel   Uma das maiores aliadas à psicologia, psicopedagogia e fonoaudiologia é a neurociência. Ainda estamos caminhando como um recém nascido nas descobertas acerca de todo o potencial que o nosso cérebro tem e até onde pode ir.

Porém, muitas pesquisas nos indicam e oferecem orientações importantes de como podemos usar melhor essa grande máquina e de como podemos potencializá-la.

Vamos começar falando do sono: o ser humano precisa dormir, pois é durante o sono que se concretizam as aprendizagens e onde repomos nossas energias. Se você não dorme bem, não usará o seu potencial máximo durante o dia. Um adulto, em média precisa de 8 horas de sono para se reestabelecer e as crianças, dependendo da idade, podem precisar de até 12 horas de sono contínuo para ter um dia saudável.

A segunda orientação diz respeito a ter uma boa alimentação, incluindo refeições de três em três horas e respeitando as principais refeições do dia como um bom café da manhã, um almoço adequado, uma janta que não passe das 20 horas, e a ceia (algo leve) antes de dormir. O nosso cérebro usa uma grande quantidade de energia que vem dos alimentos que ingerimos nas nossas refeições. Se ingerirmos só calorias e não qualidade, é isso que estaremos oferecendo aos nossos pensamentos. Ou se mandamos a informação de que só terá comida três vezes por dia, o cérebro irá funcionar mais lentamente, para armazenar forças até a próxima refeição. Por isso, para pensar melhor você deve se alimentar corretamente e constantemente.

Está mais do que comprovado que o exercício físico é de extrema importância para o aumento da oxigenação do cérebro, incluindo caminhadas, corridas , andar de bicicleta ou exercícios na academia, pelo menos três vezes por semana.

Existem muitas pesquisas na neurociência que indicam a leitura como um potencializador para se ter uma memória e uma atenção mais apurada. Mas você deve usar de diferentes formas de leitura seguidamente, como livros de diferentes gêneros, revistas, jornais e artigos. Também se indicam palavras cruzadas e jogos com regras e raciocinio lógico.

Não pare nunca de estudar  e buscar novas fontes de sabedoria, independente da área que escolher. Você pode buscar estudos na culinária, nas artes, em um novo curso ou até fazer aquela faculdade ou especialização tão almejada. Mas nunca para de exercitar seu cérebro.

Hoje em dia existem jogos e sites especializados em trabalhar e desenvolver certas áreas do cérebro, estes também são muito indicados para turbinar as áreas da atenção e memória, que são as que mais precisamos durante o nosso dia a dia.

Artigo escrito por Vanessa Cardoso Diehl – Psicopedagoga ABPp 1159/12 | Esp. em Neuropsicologia