DESENVOLVIMENTO DA FALA: Como Evitar Erros Comuns que Atrapalham as Crianças

crianca-com-megafone-000000000000067AO momento de o filho falar as primeiras palavras é um dos momentos mais esperados pelos pais. Mas, muitas vezes, sem saber ou se darem por conta os pais podem “atrapalhar” o desenvolvimento natural da fala do seu filho. Como evitá-los e quais os principais erros cometidos?

– Falar na Altura da criança: quando o adulto fica na mesma altura da criança  fica mais fácil dela poder observar os movimentos da boca do adulto, desta forma ela passa a ter um modela visual dos movimentos articulatório dos sons da fala.

– Não interrompa nem antecipe a fala da criança: não apresse a criança quando ela estiver com dificuldades em completar uma frase, é importante deixá-la falar no seu tempo. Antecipar a fala da criança fará com que ela sempre espere que alguém fale por ela.

Por volta dos 2 anos e meio aos 4 anos de idade há a gagueira fisiológica, que ocorre devido ao aumento muito rápido do vocabulário e da elaboração mental que não acompanha a ato motor. A criança então acaba gaguejando, atropelando as palavras e se repetindo. Nesse período interrompe-la ou antecipar sua fala pode fazer com que se estressem.

– Não use Gestos: para conseguirem o que desejam muitas crianças usam os gestos, que podem ser uma ponte para a fala mas não uma bengala para a comunicação. Mesmo a criança ainda não falando é muito importante que os pais nomeiam os objetos, suas ações, explicar a criança o que ela está pedindo, como por exemplo: se ela apontar para a mamadeira dizer á ela, “Ah você quer a mamadeira?”.

– Não repetir a palavra errada: um dos erros mais comuns que os pais cometem é repetir a palavra errada que o filho disse antes de corrigi-la.

– Evitar palavras no diminutivo: o ideal é empregar as palavras corretamente deste a chegada do bebê.

–  Não substituir palavras: Falar sempre corretamente com a criança é a melhor escolha que os pais podem fazer, embora às vezes pareça difícil.

– Não chupar bico ou tomar mamadeira: após os dois anos de idade o ideal é que a criança na utilize mais bico ou mamadeira.

– Não fazer da palavras errada motivo de diversão: muitas vezes a palavra que a criança oraliza errada torna-se motivo de brincadeira entre familiares por ser engraçadinho porém repetir a brincadeira pode trazer problemas.

– Procurar ajuda se achar necessário: cada criança tem seu tempo no seu desenvolvimento da fala. A partir dos dois anos a criança já deve ser capaz de ter um diálogo com frases curtas como: “ qué papa” e até os cinco anos deve falar corretamente como um adulto. As alterações mais simples da fala e mais frequentes estão relacionadas às trocas, omissões e distorções dos sons. Já as alterações mais graves estão relacionadas com atrasos no desenvolvimento, ou seja, crianças que começam a falar muito tarde.

Artigo escrito por Manoela Bo. Czuka – Fonoaudióloga – CRFa/RS: 8809 / Especialização em Neuropsicologia UFRGS/IMEC

Referência  Bibliográfica: Estimulação da Linguagem (Aspectos teóricos e práticos)
Autor: LAMONICA, 2008.