A importância do aleitamento materno!

monica

Fga. Larissa Branco

Esp. Em Motricidade Orofacial

CRFa: 9558 RS

Atualmente existe grande procura nos consultórios dos fonoaudiólogos, médicos e dentistas pela reeducação das funções orais (hábitos orais, mastigação, respiração). Isto mostra a importância do aleitamento materno nos primeiros meses de vida, porque durante a amamentação ocorre o desenvolvimento da face e de suas estruturas orais.

O ato de sugar nasce com o bebê e é um reflexo de alimentação, pois visa à ingestão do leite materno, ideal para o recém-nascido. Além disso, durante a sucção, todas as suas estruturas orais – lábios, língua, bochechas, ossos e músculo da face – se desenvolvem e fortalecem. Não podendo esquecer que essas estruturas e músculos são fundamentais para que a criança possa, posteriormente, falar e mastigar corretamente.

O aleitamento materno é a base do trabalho de todos os profissionais e entidades que visam à diminuição da mortalidade infantil e à melhoria da qualidade de vida. O leite materno é o alimento ideal para o bebê e satisfaz todas as suas necessidades nutricionais até o sexto mês de vida, não necessitando de complemento nutricional. A amamentação fortalece a relação afetiva entre mãe e filho, além de ser mais prático e econômico.

Enquanto esta mamando no seio materno, o bebê ouve o som dos batimentos cardíacos e a respiração da mãe. Todas essas sensações são muito familiares, pois já eram percebidas quando ele estava no útero. Essas sensações são, então, capazes de acalmá-lo, gerando bem-estar e carinho, colaborando para seu desenvolvimento emocional.

Para a mãe, a amamentação é tão importante para sua saúde, pois favorece a volta do útero ao seu tamanho normal e ajuda eliminar com maior rapidez as gorduras acumuladas durante a gravidez.

Como o leite materno é o alimento mais completo e equilibrado que a criança recebe até os seis meses de vida, para reforçar a importância desse ato, a World Alliance for Breastfeeding Action (Aliança Mundial para Ação do Aleitamento Materno) criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno em 170 países com o objetivo de aumentar os índices de amamentação.

 

Bibliografia:

– Junqueira, P. Amamentação, Hábitos orais e Mastigação: Orientações, Cuidados e Dicas. Ed. Revinter, 2005.