Masturbação Infantil! Saiba como agir com as crianças quando isto começa a ocorrer

 

masturbaçao infantilAinda nos dias de hoje, a masturbação é um assunto tabu, que traz vergonha e preconceito, independente da idade. Porém, cabe ressaltar que o conhecimento sobre a sexualidade é fundamental para o bom desenvolvimento infantil e que se estenderá até a vida adulta.

A masturbação infantil é um comportamento normal, o que devemos observar é a intensidade e a freqüência com que ocorre, pois tudo que é demais não é sinal de saudável.

Já nos primeiros anos de vida a criança começa a se dar conta de que os meninos são diferentes das meninas. Começam a se tocar e querer ver as genitálias de colegas e até de seus pais.

A masturbação pode ocorrer com mais freqüência nas crianças quando elas estão mais ansiosas, tristes, sonolentas ou tensas, por proporcionar, além de prazer, um alívio das tensões.

Mas como devemos reagir quando percebemos nossos filhos neste momento? Sempre com muita naturalidade, o importante é conversar e explicar que este momento é íntimo e que não deve ser feito na frente dos outros, e sim em momentos e locais reservados. Se mesmo assim a criança permanecer se masturbando, chame a atenção para outro brinquedo ou brincadeira, fazendo com que ela se distraia.

Quando devemos nos preocupar? Quando começa a ser muito freqüente e muito intenso, ou quando acompanhada de um isolamento ou baixa auto-estima. Nestes casos pode ser indício de conflitos emocionais importantes, sendo necessário a ajuda de um especialista.

Então não se preocupe se você se deparar com uma criança se masturbando, lembre-se que todas precisam se conhecer e se explorar em diferentes âmbitos. Como dito anteriormente, trate o assunto com tranqüilidade, oriente ela da sua individualidade e se preciso distraia para outro foco. Se ainda assim você ficar preocupado com o comportamento da criança, busque uma opinião de um psicólogo ou psicopedagogo.

Artigo escrito pela Psicopedagoga Vanessa Cardoso Diehl /Esp. em Neuropsicologia