Você tem dificuldade para engolir os alimentos? Isto pode ser sinal de DISFAGIA!

DISFAGIADegustar um prato delicioso é sempre um dos maiores prazeres do ser humano. Apesar disso, esse prazer pode ser interrompido por um distúrbio de deglutição denominado Disfagia. Embora o termo seja ainda pouco conhecido pela maioria das pessoas, sua ocorrência pode ser muito comum. A disfagia é a dificuldade da passagem dos alimentos pelo trato digestivo (da boca ao estômago), podendo acarretar déficits nutricionais e de hidratação ao indivíduo, bem como o comprometimento de seu estado pulmonar, podendo culminar em pneumonias aspirativas.

Disfagia não é uma doença por si só, mas um sintoma de que alguma alteração pode estar ocorrendo, sendo imprescindível a orientação e tratamento adequados. Segundo Bastian (1991, apud Silva Netto, 2003), disfagia é a sensação de que sólidos ou líquidos não são deglutidos corretamente. Esses pacientes podem apresentar os seguintes sintomas: sensação de alimento parado na garganta e de corpo estranho na faringe; intolerância para alimentos líquidos ou sólidos; dor na laringofaringe e otalgia; tosse após alimentar-se; mudança de voz; perda de peso; pneumonia.

Além do envelhecimento das estruturas, o acidente vascular encefálico (derrame), traumatismo craniano, doenças neurológicas como Parkinson, Alzheimer, distrofias musculares e câncer de cabeça e pescoço podem causar disfagia.

O ato de deglutir ocorre aproximadamente 600 vezes por dia num homem adulto sadio (35 vezes por hora na vigília e 6 vezes por hora quando está dormindo).

Se você perceber que uma pessoa apresenta dificuldade ao engolir, sensação de algo parado na garganta, tosses ou engasgos frequentes causados por alimentos e/ou saliva, notar cansaço, febre, rouquidão ou restos de comida na boca após a alimentação, procure um fonoaudiólogo para uma avaliação.

Artigo escrito pela Fonoaudióloga Larissa Branco – CRFa: 9558/7 – Esp. Motricidade Orofacial /CEFAC – Aperfeiçoamento em Disfagia/CEFAC

Referências Bibliográficas

– Canongia, M.B.; Alves, C.M.M. Disfagia: Estudo e Reabilitação. Ed Revinter, 2010.

– Conselhos de Fonoaudiologia: www.fonoaudiologia.org.br